Quase todos os dias eu leio ou ouço essa frase em pregações e leituras, “ se converta ”, devemos nos converter a Cristo ” ou “ Vai se converter… ”. Mas, poucos sabem o real significado, as vezes pensamos que sabemos, ou vivemos a verdadeira essência da conversão, pensamos que nos convertemos.
Antes de tudo eu quero trazer o tona o significado dessa palavra.
De acordo com o dicionário online Aurélio : Ato ou efeito de converter… Mudança de forma ou qualidade, sem mudança de substância… Mudança moral para melhor… Entrada em uma religião que se julga ser verdadeira… Mudança de proposição na sua inversa.
A palavra mais recorrente na descrição de Conversão, mudança, é algo bem importante a ser estudado! Não há, escute, NÃO HÁ de forma alguma conversão sem que haja mudança, eu não posso dizer que me converti sem que haja uma mudança, não pequena, mas drástica no meu modo de PENSAR, AGIR e FALAR , isso é conversão em termos gramáticos.
Para aqueles que amam a estrada ou somente dirigem muito, conversão nada mais é do que um mudança de sentido, ir para o lado oposto ou contrário daquele que se está seguindo. Mais uma lição que nossa breve vida nos ensina, não há conversão sem voltar atrás, se sua atitude é mentir, então faça o contrário dela, seja verdadeiro, se você mentia, não minta mais, se roubava, não roube mais, se fofocava, não o faça mais e assim por diante. Isso é um aprendizado fácil, na verdade na teoria tudo é fácil, mas na prática conversão é algo muito difícil, não se muda de atitude da noite para o dia, leva tempo, mas tudo vai depender do coração, ele se converte rápido, ele deseja mudança, quando a conversão é verdadeira a mudança pode ser demorada, mas ela nunca para, está sempre em aperfeiçoamento. Mudança é uma decisão, conversão é uma decisão, eu não sou obrigado a me converter, mas se eu quero viver a real plenitude do amor e da graça de Deus, eu devo me converter.
A bíblia diz “ E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. ” ou seja, a conversão é a chave do perdão, humilhação diante de Deus, oração e busca incessante pela face Dele, é resultado de um coração arrependido e convertido ao Senhor. Versículos como “ Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. ” e “ E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus ” somente reforçam a ideia de que a conversão é a chave do perdão e da salvação pois além de gerar fé, gera atitudes novas, segundo o caráter de Deus.
Infelizmente muitas pessoas vão a igreja e dizem sim ao apelo de “ aceitar Jesus ” e pensam que se converteram, passam a frequentar uma igreja porém não leem a bíblia, não oram, não abandonam a velha vida, dizem que servem a Deus mas suas atitudes não mudaram, ainda se identificam com esse mundo e fazem questão de dizer “ Deus me entende ”, e eu digo, sim ele te entende, mas não aceita sua atitude, ele quer mudança, pois sem mudança é impossível se converter, e sem conversão não há salvação…
Deus os abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário